Perfil

RAUL CHRISTIANO
Professor, Escritor, Poeta e Jornalista.
Especialista em Gestão de Políticas Públicas.

Nasci em Apucarana, Estado do Paraná, em 1958; fui viver com a minha família em Brotas, Interior de São Paulo, de 1961 a 1971, com intervalo de moradia em Barra Bonita em 1968; vivo em Santos desde 1971, onde casei e tenho quatro filhos e dois netos.

Comecei a trabalhar cedo, para ajudar no orçamento familiar, como patrulheiro mirim do CAMPS em Santos, em novembro de 1971; desde então não parei mais, intercalando experiências na Sociedade Humanitária, jornal A Tribuna, Assembléia Legislativa de São Paulo, Prefeitura de Cubatão, rádios Clube e Cacique de Santos, TV Mar, Ministérios da Fazenda e da Educação, Fundo Social de Solidariedade, CDHU, SABESP, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, jornal Povo de Cubatão, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos e atualmente sou diretor do Programa de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, pela Organização Social POIESIS.

******

Com Mário Covas em 1984

Participo da vida política desde a adolescência, nos movimentos de estudantes secundaristas, Juventude do MDB em 1976, culturais e estudantis na Baixada Santista durante a ditadura militar.

 

Com Montoro e Serra em 1988.

Como militante estudantil universitário, participei do movimento que deu origem ao Partido dos Trabalhadores – PT. Mas, não me incluo entre os seus fundadores, tendo optado na época pelo PMDB, em nome da unidade das oposições contra a ditadura.

Mais tarde, em 1986, em São Paulo, fui um dos líderes do Movimento Unidade Progressista – MUP, principal grupo dissidente responsável pela formação das primeiras ideias para o PSDB.

Sou um dos fundadores do PSDB, em 1988.

******

Escrevi três livros de poesias, um de ensaios sobre a produção independente na literatura e um sobre as origens do PSDB. Sou membro da Academia Santista de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Ativismo cultural no Grupo Picaré (Santos) em 1981.

Sou Professor Universitário, tendo lecionado em universidades da Baixada Santista e da Capital – Unisantos, Unisanta, Unip e Unimonte, nos cursos de comunicação. Fui Pró-Reitor Comunitário da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos. Sou Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos.

Tenho especialização em Gerência de Programas Sociais pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, estudando em Washington, EUA, em 1998.

 ******

Com Paulo Renato em 2000.

 

 

Fui um dos principais assessores do Ministro Paulo Renato Souza, da Educação, entre 1995 e 2002, durante o governo FHC em Brasília.

Com FHC em 2001.

 

Nessa época atuei diretamente na articulação com os municípios, para a implantação da Bolsa Escola Federal, conseguindo a adesão de 5.470 das 5.561 cidades do Brasil.

 

 

Secretário do Meio Ambiente em Cubatão.

No trabalho de implantação da Bolsa Escola Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fui secretário do meio ambiente em Cubatão, nos anos de 1991 e 1992, e um dos articuladores do reconhecimento da cidade pela ONU, como exemplo de recuperação ambiental, após muitos anos de destaque negativo como a mais poluída do mundo.

 

 

Com José Serra em 2006.

Tenho experiência em gestão de programas habitacionais e de saneamento, ocupando funções de direção estratégica na CDHU (Governo Geraldo Alckmin) e na SABESP (Governo José Serra). Coordenei a área de Comunicação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e das suas empresas vinculadas – CPTM, EFCJ, EMTU e METRÔ (Governo Geraldo Alckmin).

Com Geraldo Alckmin em 2004.

 

 

Aficcionado usuário das redes sociais – Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e blog – para interagir com as pessoas, independentemente de ideologias, doutrinas ou posições político-partidárias. Defendo a democracia com a participação da sociedade nas decisões.

Fui membro do Conselho do Planeta Sustentável (Editora Abril) e Diretor Cultural da Fundação Mário Covas. Atualmente sou membro do Instituto Teotônio Vilela (Nacional do PSDB).

Este site-blog existe como espaço democrático para a circulação de ideias e debates. Minha posição ideológica é Social-Democrata.

Atualizado em 02.09.2016.